terça-feira, 13 de novembro de 2012

O açúcar e as rugas


Que o açúcar engorda e aumenta as celulites todos sabem. Mas que ele causa rugas, você sabia? Pois é, mais um motivo para você eliminar ele da sua vida, começando por resistir à tentação dos doces.
Como disse a médica dermatologista Dra. Marcela Delcourt, “a pele e a aparência externa refletem com precisão aquilo que nos acontece internamente”. Por isso é importante cuidar da alimentação, tanto para manter a saúde quanto para ficar mais bonita. O excesso de açúcar não só causa rugas como acelera o envelhecimento global do indivíduo.
Depois dos radicais livres, do estresse oxidativo e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento é a glicação (processo de ligação entre uma molécula de glicose maléfica com uma proteína saudável).
“A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, seja pelo aumento da ingestão ou pela lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, dentre outras) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas”, explica a médica.
Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Para combatê-los e evitá-los, existe uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos. “Nos laboratórios farmacêuticos está ocorrendo uma revolução para descobrir “limpadores” de AGEs e produtos que impeçam sua formação”, revela a Dra. Marcella Delcourt.
Independente das descobertas para combater a formação de AGEs, é possível diminuir seus efeitos por meio de bons hábitos alimentares, como sugere a dermatologista. Confira:
Alimentos que ajudam na prevenção de rugas
Toda refeição deve ser iniciada com proteína (comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos);
Para fazer um peixe ou frango à milanesa use nozes, sementes moídas ou farelo de aveia para a crosta;
Incorpore amêndoas e quinoa às refeições;
Coma três maçãs por dia, rica em antioxidantes e flavonóides;
Ingestão de peixes de água gelada, como salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque, que são ótimas fontes de ômegas-3, além dos ovos enriquecidos (Ovos de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ácidos graxos Omega 3 – semente de linhaça);
Não esquecer as fibras: feijões, lentilhas e ervilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar a gordura. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar;
Use temperos frescos, preferencialmente açafrão e canela;
Beba 6 a 8 copos de água pura por dia;
Desista do café;
Prefira alimentos orgânicos;
Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras;
Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.
Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).

Nenhum comentário: